4 dicas para incorporar redes sociais em seu site

Há muitos anos redes sociais se tornaram parte integrante da vida digital dos brasileiros: desde o finado Orkut, o onipresente Facebook e o recente sucesso inesperado da rede Vkontakte. Isso significa que as mesmas são ferramentas muito úteis para dilvugar seu site, seja ele um blog, uma loja virtual ou um site corporativo.

Sabendo disso, trago hoje 4 dicas básicas sobre como integrar redes sociais ao seu site usando as ferramentas da plataforma uCoz.


Permita seus visitantes divulgarem para você

Quantas vezes, por semana, você clica em links postados por seus amigos ou familiares em redes sociais? Várias, certamente. Divulgação "boca-a-boca", o famigerado botão "Compartilhar", é uma das bases fundamentais do funcionamento de praticamente qualquer rede social. Use isso em sua vantagem!

Utilizando a barra de redes sociais, implementada no fim de 2013, você adiciona automaticamente o botão "compartilhar" em todas as páginas de seu site sem precisa lidar com o HTML do site.

Não basta, no entanto, apenas colocar o botão lá para compartilharem. Lembre-se do conceito de "Call to Action": pequenas chamadas no texto, sugerindo que seu visitante compartilhe o conteúdo. Um simples "Compartilhe se você gostou" ou "conte para seus amigos" no seu texto, ou uma pequena menção sobre o botão de compartilhar na barra podem fazer uma grande diferença na frequência que seu site é compartilhado.

Barra de redes sociais →

Adicione Plug-ins sociais

Não vou discutir a necessidade de sua empresa ou site ter uma página no Facebook ou qualquer outra rede social relevante: isso é imprescindível! No entanto, não basta simplesmente ter a página, você precisa criar uma conexão entre ela e seu site. Para isso, todas as redes sociais disponibilizam plug-ins para os mais diversos fins: botões de Curtir, painéis com quem já curtiu sua página, e muito mais (link em inglês).

Implementar esses plug-ins em sua página sempre envolve mexer com o código HTML da mesma, afinal, você está adicionando material externo à sua página. Com a ajuda do Construtor, no entando, você pode fazer isso de forma muito mais rápida e simples. No fórum você encontra um tutorial de como fazer isso e, de quebra, ainda aprende como analisar parte do código HTML do site para fazer pequenas alteraçoes no mesmo.

Ir para o tutorial →

Esteja sempre presente na rede

Não adianta ter sua página (e você certamente deve tem uma, como comentei acima) e deixa-lá às traças. Publique com frequência!

No uCoz você encontra módulo Mídias Sociais+, que permite a postagem automática de conteúdo de seu site em seu perfil ou página no Facebook, Google+ ou Twitter. Faça uso do mesmo e do timer de postagem para colocar sua postagem perante seus visitantes na hora certa.

Se você usa muitas imagens em seu site, lembre-se também do sistema de marcas d'água do uCoz. Ter o endereço do seu site em suas imagens ajuda bastante a fazer seus visitantes lembrarem de onde a imagem veio.

Por outro lado, não exagere! Postagens frequentes demais acabam causando a impressão de SPAM. A não ser que seu site tenha algum motivo em particular para postar com frequência (sites de notícias, por exemplo), tente manter uma média de 1-2 postagens por dia em redes sociais como o Facebook e 4-5 em redes instantâneas como o Twitter. Postando mais que isso você estará diluindo o potencial do conteúdo.

Mídias Sociais+ →

Meta tags - use-as corretamente

Por último, uma dica para usuários avançados: lembram deste post sobre Meta tags e SEO? As redes sociais dão importância semelhante aos meta-tags em seu site.

Na grande maioria dos casos as configurações padrão de meta-tags no uCoz já são compatíveis com todas as redes sociais e permite a divulgação correta de links e imagens. No uCoz, no entanto, é possível exercer controle fino sobre como as meta-tags são criadas em cada página de seu site. É possível definir qual imagem é enviada para a rede social, qual trecho do texto será usado como preview-text e muito mais.

Onde você encontra como fazer isso? No Fórum, claro! Veja mais sobre como usar campos personalizados para controlar os meta-tags aqui e muito mais sobre os meta-tags relacionados à redes sociais aqui.

Meta-tags →

Por fim, lembre-se da regra-de-ouro no que diz respeito a qualquer site na internet: qualidade acima de tudo! Não adianta ativar todas as funções acima se você não postar conteúdo de qualidade e interessante para sua audiência. Para isso, fique ligado em futuros artigos aqui em nosso blog.


Achou o texto interessante? Compartilhe, o botão está lá no pé da pagina!

1 comentários
avatar
0
1 Comentário de contato 19.04.2015, 00:44
excelente dicas , muito boas mesmo irei aplicar todas em meu construaseusite.com hoje mesmo pois vejo que é muito importante nos dias de hoje. biggrin
Faça um comentário
omForm">