Introdução a SEO - Como ser encontrado pelo Google?

google ucoz


Uma das perguntas mais frequentes que recebemos no suporte técnico é: "Por que o Google não encontra meu site?”. Até o usuário mais novato sabe que não basta apenas criar um site, é preciso que o todo-poderoso GOOGLE o encontre.

Existe um número enorme de fatores que influenciam os resultados das pesquisas do Google. Desde o conteúdo do código HTML do site à disposição dos mesmos, os links internos, os links externos e até mesmo quanto tempo o usuário fica na sua página. Nesta série de artigos iremos discutir todos esses fatores e mostrar como aplicá-los ao seu site no uCoz.

No artigo de hoje vamos discutir os fatores relacionados ao código HTML no cabeçalho de seu site. Ao fim deste artigo você poderá entrar na sua página do uCoz e melhorar, em muito, a visibilidade de seu site para o Google, fazendo pequenas alterações no código HTML do seu site. 

O tag TITLE

Toda página da internet contém um cabeçalho. Não estamos falando sobre o conteúdo no canto superior da página, mas sim, o conteúdo dentro do tag HEAD. É aqui que o googlebot começa a analisar a sua página.

Uma das primeiras coisas que o googlebot analisa ao visitar cada página do seu site é o texto encontrado no tag TITLE. Esse é o tag que cria o texto que aparece na barra de título e nas abas do navegador. Esse é um dos fatores de maior peso para a indexação correta do seu site. Isso significa que não basta colocar um nome bonito para aparecer na barra de título, é preciso que o título seja RELEVANTE ao conteúdo da página.  Por exemplo: Se sua loja virtual vende produtos de beleza, não coloque simplesmente o nome da loja no título, coloque "Produtos de Beleza <<nome do site>>”. Para cada página de produto, o ideal é que o TITLE contenha, pelo menos, o nome do produto. 

O conteúdo do tag TITLE pode ser facilmente editado diretamente nas configurações de cada módulo. O texto contido no campo "Nome do módulo” é usado pelo sistema para criar o conteúdo do TITLE.

Por exemplo, vamos editar a configuração do módulo BLOG:

title configuração
 
Vejamos o resultado na página e no código fonte:


O tag META e a descrição do site

O próximo conteúdo analisado pelo googlebot é o DESCRIPTION dentro do tag META. O tag META oferece informações sobre a sua página, como palavras-chave, ultima atualização e descrição.

Além de ser usado para indexação a descrição do site contida no DESCRIPTION , as vezes, é usada pelo Google para criar o texto que aparece no resultado da busca. Isso significa que esse tag precisa conter informações relevantes para quem possa estar procurando seu site. Da mesma forma que o TITLE, é importante que cada página de seu site tenha seu próprio DESCRIPTION relevante ao conteúdo específico daquela página. 

A sintaxe do código é a seguinte:
<META name=”description” content=”ADICIONE SUA DESCRIÇÃO AQUI”>
A forma mais direta de adicionar essa informação ao seu site é adicionando diretamente ao cabeçalho de cada página que precisa de descrição:



Existem outras formas mais elaboradas e elegantes de adicionar esse conteúdo às páginas. No fórum existe um longo tutorial sobre elas: Adicionando META DESCRIPTION em cada post.

Quem leu a descrição completa do tag META acima vai notar que existe um campo chamado "keywords” (palavras-chave) que, num primeiro momento, deveria ser o mais importante no que diz respeito a mecanismos de busca. O próprio Google, no entanto, já declarou que o googlebot ignora esse tag devido a abusos da época que os mecanismos de busca estavam começando a existir.

E por hoje é só, pessoal!

E então, o que estão esperando para entrar no painel de controle e arrumar os detalhes no cabeçalho de seu site?

No próximo artigo discutiremos sobre alguns tags contidos no corpo da página que também são importantes para a indexação do seu site e, claro, como adicioná-los corretamente em seu site.
10 comentários
avatar
0
1 Comentário de Carlos 07.06.2013, 23:59
Para quem estiver lendo: nas páginas do W3 Schools tem um botão para traduzir para o português no canto superior direito da página.
avatar
0
2 Renata de Freitas 08.06.2013, 00:04
Gostei... vou tentar!
avatar
0
3 Greice 09.06.2013, 02:40
Boa dica !
avatar
0
4 Greice 09.06.2013, 02:40
Boa dica,gostei !
avatar
0
5 Dany Araujo 10.06.2013, 17:23
wsd
avatar
0
6 roseli 12.06.2013, 05:14
gostei
avatar
0
7 Flávia Isabel Vieira Machado 13.06.2013, 19:46
facebook
avatar
0
8 augusdoehnert 16.06.2013, 04:13
oi
avatar
0
9 DE TUDO UM POUCO 02.07.2013, 01:35
por favor cm eu entro :(
avatar
0
10 Comentário de BADAHRA 03.03.2015, 02:25
Sou ainda muito limitado na internet e não consigo manobrar as opções do Site .
 Mestry Badahra                             mestrybadahra@gmail.com
Faça um comentário
omForm">