SEO - parte 4 - URLs amigáveis

Na postagem de hoje iremos falar de URLs amigáveis, da sua importância para SEO e como lidar com isso em seu site no uCoz. Em grande parte, o uCoz já otimiza automaticamente quase todos os fatores relacionados aos URLs do site. Onde isso não é feito automaticamente, oferecemos ferramentas para que você possa customizar sua otimização da forma que achar mais adequada.

URLs

Antes de mais nada: o que são URLs? Para fins deste artigo são os endereços que você coloca na barra de endereços do navegador. A definição formal do que significa URL você pode encontrar neste artigo. No decorrer do texto usaremos URL e endereço como se fossem sinônimos.

O URL é o primeiro contato que seu visitante tem com seu site, antes mesmo de visitá-lo! Por isso é importante escolher um endereço que seja:

URLs amigáveis e SEO

A preocupação com o endereço do site, no entanto, não acaba aí. Cada página que seu visitante acessa adiciona um pouco ao URL do seu site. Isso nos leva ao conceito de URL amigável (do inglês friendly URL), que são endereços limpos, inteligíveis, hierárquicos e sem parâmetros de PHP e afins. Como discutimos artigo anterior, o Google e todos os outros sistemas de busca se preocupam muito em indexar a internet de forma relevante para seres humanos e não para máquinas e bancos de dados. Logo, quanto mais amigáveis forem os URLs do seu site, melhor será a avaliação do Google .

O Google recomenda o seguinte para URLs amigáveis:

Para Blogs ou sites de notícias essas dicas são relativamente fáceis de implementar: basta ter cuidado de escolher nomes adequados para as categorias das postagens e evitar códigos PHP nos URLs das postagens e estará tudo bem.

As coisas complicam um pouco mais quando você está ligando com lojas virtuais: é importante criar categorias relevantes aos seus produtos e escolher bem o nome delas, o mesmo sendo válido para os URL específicos de cada produto.

URLs em seu site no uCoz

No uCoz, existem várias formas de você controlar e organizar os URLs do seu site:

O campo Nome a ser exibido no URL

Quando uma nova postagem é criada, o URL dela é é automaticamente definido da seguinte forma:

Endereço do site / módulo / titulo da postagem / data - número da postagem

É possível alterar o trecho titulo da postagem clicando em Editar Postagem. Na página de edição de conteúdo o campo Nome a ser exibido no URL estará disponível. Ali você pode alterar essa parte do URL seguindo as linhas gerais descritas acima. Note os URLs da nossa série de artigos sobre SEO:

Você pode encontrar essa opção nos módulos Blog, Notícias, Editor de Conteúdo, Loja Virtual, Anúncios, Fotos e Vídeos. Note que para o módulo Loja Virtual a construção do URL é ligeiramente diferente da descrita acima e será discutida a fundo num tutorial futuro sobre o módulo.

Categorias

Todos os módulos quer permitem postagens no uCoz também permitem a criação de categorias para organização dos mesmos. Apesar das categorias não entrarem na composição inicial do URL da postagem na maioria deles, elas são URLs por si mesmas, veja só:

Clicando no URL da categoria você abre a página com todas as postagens da categoria em questão. Isso vale para todos os módulos, inclusive a Loja Virtual. Na Loja Virtual o URL da categoria é de grande importância pois permite aos usuários encontrarem todos os produtos de um certo tipo só pelo endereço. Tenha cuidado na hora de criar categorias na Loja Virtual

Outros detalhes

A última parte dos URLs das postagens é sempre a data e o número da postagem. Isso resolve o problema de dois endereços levarem para a mesma página ou duas páginas diferentes terem o mesmo endereço pois obriga cada postagem ter um endereço único

Ao usar o Gerenciador de Arquivos siga as mesmas recomendações acima ao criar diretórios. Por exemplo: evite criar longas sequências de subdiretórios.

O Sitemap - iremos falar dele no futuro, por enquanto basta saber que ele é gerenciado automaticamente pelo sistema: o links para os módulos e postagens são adicionados e removidos automaticamente, por exemplo.

Chegamos ao fim do artigo mais longo na série até agora. Mas ainda não é tudo! Fique de olho aqui para mais dicas de como tornar seu site mais visível para o Google e outros mecanismos de busca!

3 comentários
avatar
1 rilma barbosa silva 26.03.2014, 20:10
Acabei de criar meu site e tenho um milhão de dúvidas e dificuldades, mas aos poucos estou me orientando e acho super útil estas informações. Desejo mostrar vídeos e demonstrações de confecção de bolos artesanais e agora vejo que terei que criar uma URL adequada ao meu interesse. Obrigada por me mostrar o caminho.
avatar
2 Comentário de Carlos 08.04.2014, 17:29
E aí, começou seu site? Como está indo seu projeto?
avatar
3 rilma barbosa silva 26.04.2014, 23:51
Oi Carlos, obrigada por perguntar. Empaquei. Quero dizer, ele já existe de certo modo. O nome, o templates e até já criei o texto, mas ainda tenho muitas dificuldades para prosseguir. Estou em fase de recuperação de uma cirurgia no pé, mas todos os dias eu o visito e tento fazer as mudanças necessárias. Tentei alterar o meu templates por um free, mas depois de fazer o download não consegui aplicá-lo. Bom vou continuar tentando até conseguir. obrigada
Faça um comentário