Experiência do usuário
Estamos de volta com nossa série de artigos sobre SEO. No artigo de hoje iremos introduzir a importância da experiência do usuário (do inglês: User Experience) em seu site e como isso influencia a avaliação dos mecanismos de busca.
Como explicado no link acima, a experiência do usuário é um conceito subjetivo que pode ser resumido em: o quanto o usuário gosta do seu site. Mas como o Google e outros mecanismos de busca podem mensurar um conceito abstrato assim?
O Google analisa a experiência do usuário em seu site através de vários fatores, entre eles a organização, o Tempo de visitação e Taxa de rejeição do seu site. Do inglês: Time on site e Bounce Rate. O tempo de visitação é o tempo que o usuário passa em seu site e a taxa de rejeição indica a fração de usuários que visitam apenas 1 página de seu site e depois saem do mesmo.
E por que o Google dá importância à essa característica de seu site?
Porque um dos principais objetivos do Google como mecanismo de busca é avaliar os sites de forma relevante para seres humanos e não apenas para máquinas e bancos de dados.
Isso significa que não basta fazer todas as optimizações possíveis para que sua página seja visível como um farol à noite se o seu site não tiver conteúdo de qualidade para manter seus visitantes interessados.
No entanto é possível e muito útil maximizar o efeito que um conteúdo de boa qualidade traz ao site e é sobre isso que iremos falar na postagem de hoje
Na prática
Vamos mostrar hoje duas funções muito úteis para melhorar o tempo de visitação e a taxa de rejeição de seu site: a postagem resumida e postagens relacionadas.
Postagens resumidas
Como discutimos acima, tanto o tempo que o visitante passa em seu site quanto quantas páginas ele visita é importante para a avaliação do mesmo. Com a funcionalidade postagem resumida você pode dar uma impulsionada nesses dois fatores.
Como funciona? Nos módulos Blog e Notícias você encontra a configuração Mostrar uma versão resumida do texto, caso o texto seja muito longo. Ao ativá-la, na página principal do módulo ao invés de ser exibida a postagem completa, uma versão mais curta, definida pela configuração Número de caracteres da versão resumida:é exibida seguida do link Ler Mais.
O efeito dessa função é óbvio: o visitante do seu site lê o começo da notícia e clica para ler mais. Isso aumenta o tempo que ele passa em seu site e o leva para uma página interna, ao invés de ficar na página inicial.
E como usar isso da forma mais eficiente o possível? Primeiro, ao invés de usar um valor fixo de caracteres, use a função para interromper o texto num momento interessante ou logo após a introdução. A função $CUT$ marca onde deve terminar a versão resumida. Além disso, É sempre bom adicionar imagens no início da postagem para chamar a atenção de seus visitantes, como é feito em nosso blog, por exemplo.
Abaixo um exemplo de postagem no site BestApps feita da forma explicada acima
Postagens relacionadas
Outra forma muito comum e eficiente de manter seus visitantes em seu site é oferecendo postagens relacionadas no fim de um texto. Em seu site no uCoz para fazer isso de forma automatizada, basta você usar a variável $RELATED ENTRIES$(10)?>.
Você pode adicionar a variável no código da página Página com postagem de texto completo e os comentários relacionados dos módulos Blog e Notícias usando o Gerenciador de Design. Você pode também adicioná-la em um Bloco e o mesmo será visível apenas quando um dos módulos acima estiver ativo na página. O número entre parênteses controla a quantidade de postagens relacionadas que a variável exibe.
Veja abaixo um exemplo de postagens relacionadas, novamente no site BestApps:
O sistema encontra a relação entre as postagens através dos tags que você adicionar em cada uma. Tags são importantes para a organização do site: eles afetam as postagens relacionadas, o widget Nuvem de tags, são indexados pelo módulo Pesquisar no Site e facilitam seus usuários a encontrarem informações em seu site. Use bom senso e seja consistente em seus tags e os posts relacionados serão sempre de boa qualidade e interessantes para seus visitantes.
Para saber mais
Na postagem de hoje nós apenas mostramos 2 funções básicas do sistema que podem ajudar bastante a visitação de seu site. Mas isso não é, nem de longe, tudo que pode ser discutido sobre o assunto experiência do usuário no uCoz. Nas próximas postagens da série falaremos sobre menus, hierarquia de links, links amigáveis e como isso tudo é configurável no uCoz.
E para saber mais alguns truques de como optimizar a visitação de seu site através de pequens mudanças nos links, visite nosso Fórum
Sugestões? Pedidos de novos temas? Deixe seu comentário abaixo ou no Fórum!