Como ser encontrado pelo Google - Parte 2

google ucoz

É claro que o googlebot não analisa apenas o meta-conteúdo da sua página mas também o conteúdo real da mesma. Esse processo é feito, literalmente, lendo o conteúdo da sua página. No que diz respeito ao texto, existe 2 tags de grande relevância para a análise do googlebot: os tags H1-H6 e as âncoras dos links. Já no caso de imagens o googlebot utiliza o conteúdo do atributo ALT para entender do que se trata a imagem.

Os tags H1-H6

Os tags H1-H6 foram criados, inicialmente, para facilitar a formatação do texto na página. É importante notar que eles são hierárquicos: o conteúdo de H1 é mais importante que o de H2 e assim por diante, e o googlebot leva isso em consideração quando lê o conteúdo da sua página. Na prática, isso significa que é importante manter a lógica no uso mesmos: se você usou H1 numa parte de seu texto e a parte seguinte não tem ligação com a anterior, não use H2 no título da mesma.

No uCoz, se você está usando o editor visual, qualquer texto pode ser facilmente formatado como H1-H6 através da barra de formatação:

tag H1-H6 no editor visual
Isso é válido tanto para páginas do site editadas através do editor visual quanto para conteúdo (posts, textos em fotos, anúncios) adicionado através dos módulos.


Âncoras

Âncoras de links são os pedaços de texto que aparecem no lugar do link. Isto é um link: http://ucoz.com.br/, já isto é uma âncora: uCoz Brasil. O googlebot analisa a âncora para determinar o contexto onde o link está sendo usado. Na prática, evite colocar links sem âncora na página e evite usar âncoras que não tenham nenhuma ligação com o site-alvo do seu link.

Uma das formas mais simples de adicionar âncoras aos links é usando o editor visual:

html ancora

Siga os passos abaixo:

  1. Selecione o texto que será a âncora.
  2. Clique no botão Hyperlink.
  3. Insira o link desejado no local indicado.
  4. Escolha se o link vai abrir na própria janela (targe:self) ou numa janela separada (target:blank)
  5. Clique Inserir e depois OK

Seu link com âncora está pronto: uCoz Brasil

O atributo ALT das imagens

Por último, temos o atributo alt usado nas imagens.

Por que ele é relevante? O googlebot, ao contrário de muitos usuários, presta muito mais atenção ao texto que às figuras em seu site. Uma foto ou figura sem descrição adequada é praticamente ignorada por ele. O atributo ALT, incialmente criado para substituir a imagem por texto quando a mesma não podia ser exibida, se tornou a descrição daquela imagem para o googlebot e na prática deve ser usado sempre que possível, especialmente no caso de fotos e figuras de grande importância ao conteúdo do site.

Para editar o ALT das imagens no editor visual, basta clicar no botão para inserir a imagem, coloque o link no campo "Source”:

atributo ALT


Vejamos o resultado no código-fonte da página:

atributo ALT


Fim?

Isso é tudo que podemos fazer para o Google nos entender melhor?
Claro que não!
Como discutimos brevemente no artigo anterior, optimizar o texto é apenas uma das inúmeras formas. Fique de olho em nosso blog para mais dicas sobre como fazer o Google te achar com mais rapidez e eficiência.
7 comentários
avatar
0
1 Comentário de Ennio 06.08.2013, 20:27
Muito boa a dica. Não há nada melhor do que ter dicas para ganhar visitantes para o meu site.
avatar
0
2 Comentário de Ennio 14.08.2013, 17:33
Eu achei super prático.
avatar
0
3 Comentário de Ennio 14.08.2013, 17:34
Todos, mas o h1 tem prioridade sobre o h2 e assim em diante.
avatar
0
4 Lilian Santos 20.08.2013, 04:30
Muito legal! São pequenos detalhes que fazem toda a diferença na hora de indexar o site! E pensar que tem muita gente que acha que não vale a pena gastar mais um tempinho com isso...
avatar
1
5 elias rosa 23.09.2013, 00:49
gostei do que lie e achei mui interessante.
avatar
1
6 elias rosa 23.09.2013, 00:49
voce sao massa mesmo gostei destas informações.
avatar
0
7 Comentário de natalcneto 20.01.2015, 18:37
Excelentes Dicas Para Colocar No Site/Blog. Irei colocar nos meus Blogs.
Faça um comentário
omForm">