Usando "Landing pages"

Em sua definição geral, uma Landing page, também chamada em português de "página de destino" ou "página de entrada", é a página por onde o visitante chega a um site. Uma página de destino pode ser qualquer página do seu site: sua página inicial, a página do produto que você quer vender, sua página de contatos e por aí vai. Tudo depende da origem do visitante ou cliente ou das configurações do anúncio por onde seu cliente chega em seu site.

Quando se trata de marketing digital, o termo "landing page" é muitas vezes usado em referência à uma página qualquer em seu site criada ou formatada especialmente para receber o tráfego de uma fonte específica. A grande vantagem de criar e manter essas páginas de entrada é que você pode focar o conteúdo da mesma baseado na origem dos visitantes.

Quando e como utilizar

O uso mais comum de uma página de entrada é receber o tráfego vindo de uma campanha de marketing. Se você está anunciando um produto ou serviço, ao invés de enviar seu cliente para a própria página do produto, você pode enviá-lo para uma página específica onde a descrição do produto é mais sucinta e direta, onde o botão "comprar" é maior, onde você tem fotos de pessoas felizes usando seu produto e por aí vai.

E por que não usar simplesmente a página do produto? O visitante que chega na página normal do produto pode estar apenas navegando em seu site, procurando informações mais detalhadas ou mesmo procurando informações de suporte. Ele quer encontrar esse tipo de informação de forma rápida e eficiente. Já o visitante que clicou num anúncio fora do seu site provavelmente o fez num momento de curiosidade ou porque seu anúncio chamou a atenção. Nesse momento, você tem poucos segundos para prender a atenção de seu cliente em potencial e convencê-lo a comprar seu produto.


O mesmo é válido para serviços: sua página de entrada para um serviço deve tentar convencer seu cliente a comprar seu serviço, enquanto a página com a descrição do mesmo deve trazer o máximo de informações possiveis para os clientes que esteja procurando por isso.

Outro tipo de página de entrada que pode ser muito importante é a de cadastro de usuários. Se você está mantendo uma campanha para atrair novos participantes para seu site, a página onde eles chegam para se cadastrar deve tentar convencê-los que vale a pena

Por fim, um outro uso interessante para uma página de entrada personalizada é fazer comparações de layout. Você pode criar 2 páginas para o mesmo produto ou serviço e, usando 2 campanhas idênticas, verificar qual dos layouts vendem mais.

O Goole Brasil tem um vídeo interessante sobre os conceitos básicos de uma página de entrada. Vale a pena assistir, são apenas 3 minutos:

Criando páginas de entrada

No uCoz existem 3 fomas diferentes de criar páginas de entrada:

Essa é a forma mais simples de fazê-lo. Usando o módulo Loja Virtual, você pode criar uma nova entrada para o mesmo produto e dar uma layout diferente para usar como página de entrada. A desvantagem desse método é que o layout geral da página continua sendo o mesmo das outras páginas de seu site.

Para a maioria dos usuários com conhecimento técnico, essa é a melhor opção: usando o Editor de páginas, você cria a nova página e ativa a opção Aplicar template pessoal à página, permitindo assim o uso de um layout completamente diferente das outras páginas do site. Lembre-se também de remover a opção Adicionar entrada ao menu do site. A desvantagem dessa opção é que você terá que criar o layout da página do zero. Considerando que páginas de entrada devem ser simples e diretas, isso é uma desvantagem mínima.

Essa é a opção mais hardcore das três: você cria um novo site, do zero, e o utiliza como página de entrada. A grande vantagem dessa opção é utilizar um URL personalizado para sua página e manter estatísticas totalmente isoladas de seu site principal. Essa é a forma que utilizamos com mais frequência aqui no uCoz. Veja algumas de nossas páginas de entrada: re-view.ucoz.com.br, ugames.ucoz.com.br e tour.ucoz.com.br.

A desvantagem desta opção é que você precisa criar e gerenciar uma página separadamente do resto do seu site.

Se esta opção parece interessante, vale lembrar que:

No uCoz você pode criar quantos sites quiser, basta acessar www.ucoz.com.br/createsite ou clicar no botão abaixo:

Se o seu site tem um domínio próprio, seu URL personalizado pode ser um sub-domínio do site principal. Nesse caso, vale também lembrar que no uCoz você pode criar sites e transformá-los em sub-domínios do seu site principal. Em nosso fórum você encontra instruções de como fazer isso passo-a-passo.

criar um novo site

Coloque em prática

O que você está esperando? Se você está vendendo produtos ou serviços, analize suas páginas considerando os conceitos discutidos neste artigo. Se você trabalha como webmaster, considere oferecer o serviço para seus clientes, especialmente aqueles que estão vendendo produtos ou serviços.


Por fim, se você tem alguma outra idéia interessante de como utilizar páginas de entrada, por que não compartilhá-las nos comentários? Se sua idéia for boa, podemos adicioná-la aqui mesmo no artigo, fique ligado!

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