Guerra contra SPAM!

Esta atualização é destinada a um problema bastante frequente, que causa inconveniências consideráveis a muitos usuários uCoz no mundo: SPAM e comentários indesejados. Ela inclui novas ferramentas anti-spam, bem como recursos para preveni-lo. Você também encontrará informações sobre a efetividade das medidas anti-spam em geral.

A situação lembra uma guerra, onde de um lado proprietários de sites e contas de e-mail tentam proteger e administrar seus recursos, e do outro os spammers procuram por brechas de segurança e tentam atacar sites desprotegidos. É claro que o uCoz, sendo um serviço extremamente popular, atrai muitos spammers; o que nos obriga a participar ativamente desta guerra.

Como em qualquer guerra, existe uma corrida armamentista na guerra contra o SPAM: as medidas de proteção contra spam tem apenas efeito temporário, uma vez que os spammers costumam se ajustar rapidamente às novas condições, usar diversas manobras e criar novas táticas.


Veja as novidades que o uCoz trouxe para controlar melhor o problema:

Filtros anti-spam para comentários e guestbooks

Alguns de vocês já perceberam que essa funcionalidade foi posta em operação há algum tempo, mas a maior parte dos usuários ainda não se deu conta dela. Este é um sistema automatizado que checa comentários e assinaturas em livros de visitas (guestbooks). Mas antes de entrarmos nos detalhes da ferramenta, vamos dar uma olhada nas estatísticas de uma semana normal no uCoz no mundo, para que você possa entender a dimensão do problema:

Como você pode ver, há uma quantidade massiva de SPAM nos posts de comentários e guestbooks de nossos sites. Se nós não filtrarmos esse conteúdo, em um mês nós teríamos 25 milhões de posts desnecessários em nossos servidores, e em um ano o número se aproximaria de 300 milhões.

O sistema de filtragem de spam trabalha de maneira bastante simples: cada postagem é examinada e comparada a um grande número de regras simples – e as que não coincidirem com nenhuma delas são classificadas como postagens válidas, e não são bloqueadas. Disparar uma regra de bloqueio depende de se a postagem verificada tem certos padrões. Por exemplo, palavras de uma lista de termos banidos, ou certos links. Esse sistema de filtragem é bastante semelhante ao já usado há anos em sistema de email.

As regras estão constantemente sendo adicionadas e melhoradas, aprendendo com os exemplos dos posts de spam que vão sendo observados. Este sistema permite que grandes volumes de posts sejam verificados de forma efetiva, e principalmente de forma rápida. Certamente não existe um sistema perfeito, e algumas vezes nós temos reclamações de nossos usuários de que o sistema removeu postagens válidas. A melhor solução para essa situação seria entrar em contato com a nossa equipe de suporte técnico e solicitar a restauração dos comentários removidos. A análise dos comentários e posts erroneamente apagados ajuda a aprimorar o sistema de filtro e reduzir o número de situações similares no futuro.

O mecanismo do sistema de filtragem descrito acima funciona post factum – os comentários e entradas do guest book são checados após ter sido publicados no site. Isto reduz a eficiência do sistema e leva ao próximo passo lógico.

Filtragem de spam instantânea

Este é um mecanismo completamente novo de filtragem de spam. O princípio operacional deste sistema está baseado na análise em tempo real das mensagens postadas, com tomada de decisão imediata sobre serem ou não spam. O sistema está conectado ao mecanismo de pré-moderação, portanto o risco de que posts legítimos se percam é realmente baixo, considerando que eles serão simplesmente enviados para pré-moderação. O dono do site pode marcar um comentário válido como “não spam”, e dessa forma ajudar a treinar o sistema e prevenir enganos similares.


Configurando o filtro de spam em seu site

Por último, vamos dar uma olhada nas permissões de usuários relacionadas aos filtros de SPAM:

Como elas funcionam?

Faça um comentário
omForm">