O módulo "Estatísticas"

Qualquer webmaster que leva seu site a sério precisa se preocupar com as estatísticas do mesmo: visitas por mês, novos visitantes, origem dos visitantes e mais. O uCoz, sabendo disso, há muito tempo criou o módulo Estatísticas para facilitar o trabalho de todos os webmasters do sistema.

Iremos hoje falar um pouco sobre as funções mais básicas do módulo, voltadas para quem está começando e precisa apenas de uma idéia básica do quanto o site está sendo bem sucedido.

Ativando e configurando o módulo

Para ativar o módulo, como sempre basta acessar: Painel de Controle > Inativos > Estatísticas e clicar em Instalar Módulo. Vamos começar dando uma olhada nas Configurações do módulo:

As duas configurações mais importantes para o usuário iniciante são:

Existem 2 configurações disponíveis apenas para usuários pagos:

Por último você encontra as opções avançadas:

Entendo as estatísticas do módulo

Para acessar as estatísticas do site basta entrar em Estatísticas > Visualizar estatísticas.

Na parte superior da página você encontra as categorias de estatísticas disponíveis, dependendo das opções ativadas nas configurações e a escala de tempo para visualizá-las.

Na parte inferior você encontra as estatísticas em forma de tabela, o links para baixar os dados em formato CSV, o link para exibir os gráficos e uma pequena lista de lembretes do que significa da tipo de resultado na estatística

Para usuários iniciantes, aqui vão as coisas que vocês devem saber:

  • A não ser que seu site tenha dezenas ou centenas de visitas ao dia, o ideal é visualizar as estatísticas por mês ou ao menos por semana. A visuação por dia é útil apenas quando você está tentando entender, por exemplo, como variam as visitas em seu site no fim de semana em comparação com dias úteis.
  • A estatística que melhor mostra o crescimento de um site são os hosts únicos. Grandes diferenças entre a quantidade de visitas e a quantidade de hosts únicos geralmente indica uma audiência fiel mas estagnada.
  • A estatística Hosts por hora é útil para saber que horários do dia seu site é mais popular e adicionar novas postagens logo antes do horário de pico ou durante.
  • Fique ligado na categoria Origem dos visitantes! Além de servir para entender melhor de onde estão vindo seus visitantes, ela é útil para avaliar a eficiência de parcerias com outros sites ou agregadores de links.

Existe muito mais para ser discutido no que diz respeito às estatísticas do site mas isso ficará para a próxima parte dessa série.

Usando outras formas de estatísticas

Por último, algo interessante para usuários mais avançados que querem utilizar outras estatísticas em seus sites:

Se você já é usuário do Google Analytics, no uCoz é possível usá-lo sem maiores problemas, incluindo funções avançadas. Basta gerar o código HTML na página do Google Analytics e adicioná-lo em seu site. Recomendamos usar o Gerenciamento de Design para adicionar o código no bloco Parte Inferior do site garantindo que o código nao seja carregado antes da página ser carregada por completo.

5 comentários
avatar
0
1 Tatá 24.04.2014, 00:38
&entendi direitinho tudo
avatar
0
2 rayanne 24.04.2014, 02:18
como e que eu faço para tira dinheiro
avatar
0
3 Comentário de Carlos 24.04.2014, 08:47
Como assim?
avatar
0
4 Comentário de Ennio 27.04.2014, 09:40
O módulo é muito bom e dá detalhes suficiente para se ter ideia de como anda o site.
Alem do módulo de estatísticas usar outras ferramentas como o Google Analytics nunca é demais. É sempre bom ter dados mais precisos e comparar.
avatar
0
5 ana caroline 28.04.2014, 22:35
gostei
Faça um comentário
omForm">