10 dicas de design e usabilidade para você ter em mente antes de criar seu website.

1. Um mapa lógico

Claro que um website deve ser agradável, mas não é mais importante que ele seja lógico e útil de verdade? Antes mesmo de você escolher um servidor ou criar a primeira linha de HTML é mais importante você colocar no papel como você gostaria que seu site funcionasse! Isto é importantíssimo tanto para a experiência de seus usuários quanto para o SEO, o Google considera a estrutura de um site e seu conteúdo quando faz o ranking da busca.

Então, faça um site e um mock up do design ou "wireframing” como dizem os designers. Pergunte a outras pessoas, veja se realmente faz sentido, se é lógico e intuitivo.


O site dedicado a copa do mundo 2014, Brasil 2014 – tem um mapa bem definido pensado nas necessidades dos usuários que desejam partcipar do evento e em que tipo de informação estas pessoas buscam.

2. As informações cruciais do negócio

O maior erro das pessoas é construir o website que elas querem, não o que elas precisam. Pense nos sites de restaurantes que você entrou ultimamente: eles têm música, um "about” gigante mas dificilmente você acha o menu, informações de contato ou como chegar lá.

Seja breve em seus textos sobre você e garanta que as pessoas leiam, faz parte da linguagem da web ser rápido e passar a mensagem diretamente.

Cada indústria tem suas informações necessárias se você é um varejistas grandes fotos e de boa qualidade, se você você é da indústria de serviços que depende muito da confianca do consumidor não dispense a chamada "prova social”, depoimentos de clientes que atestem a satisfação com seu produto são sempre bem vindos.

3. Informações de contato

Sim, tem gente que esquece deste detalhe tão importante, mas a questão não é apenas estar lá, mas sim da forma correta.

Você deve ter uma página só para contato, com seu número de telephone, endereço e um formulario de contato acessíveis; nada é mais frustrante que você precisar de um service, encontrá-lo e não conseguir entrar em contato com ninguém.

Pense na usabilidade do usuário, o email deve estar escrito, nunca incorporado numa imagem, o usuário deve conseguir clicá-lo, selecioná-lo e enviar um email rapidamente. O número de telephone, a mesma coisa, a maioria dos smartphones hoje tem a função "click to call”; facilite a vida de quem quer gastar dinheiro com você!

4. Uma navegação clara

Um mapa é inútil sem uma legenda, pois bem, um site é inútil sem uma navegação clara.

Tenha certeza que você usa uma terminologia clara, para não dizer óbvia nos links e páginas do seu site – Contato, Sobre Nós, FAQ – as pessoas precisam entender onde estão clicando.

Pense também o que você quer que as pessoas façam dentro do seu website, seu trabalho é guiar seus usuários; deixe "calls to action” clicáveis que conversem diretamente com seus objetivos – "Clique para tornar-se um membro – Clique para receber uma cotação – Clique para se cadastrar."

Deixe seus objetivos claros e óbvios. O website sobre aplicativos mobile – Best Apps – abusa da simplicidade tanto no menu superior quanto no menu lateral que separa por categorias os aplicativos do site – Games Mobile, IOS, Android – facilita a vida do usuário e diminui o bounce rate.

5. Segurança

Se você vai vender qualquer coisa online, coloque um pouco de seus esforços em segurança. Garanta um certificado SSL a seus visitants. O SSL vai encriptar os dados  entre você e seus clientes (números de cartão de credito, rg, cpf) e todos os outros dados que seus consumidores tenham medo de digitar online.

Reputação na web é tudo, garanta que seus visitantes sintam-se seguros, procure por serviços confiáveis para prover segurança para seus clientes

Alguns exemplos de provedores de certificados SSL: VeriSign, TrustE, Entrust, GeoTrust.

6. Integração com redes sociais

Twitter. Facebook. Tumblr. YouTube. Pinterest. Google+LinkedIn. Instagram. Foursquare.

Existem milhares de plataformas sociais lá fora, e você deve promover a presence delas dentro de seu website também! As redes sociais são uma parte crítica do seu marketing e do seu negócio e você precisa aceitar isso.

Além de tudo isso elas ajudam a dar uma alavancada no seu SEO e mantém o contato com seus clientes através de outros canais.

O site sobre esportes americanos Score deixa à mão no final de cada postagem os links das principais redes sociais para que o conteúdo seja compartilhado e tenha maior alcance.

7. Uma versão mobile

Smartphones e Tablets já estão levando uma enorme parte do tráfego da web e este número só tende a crescer em proporções assustadoras conforme os dispositivos ficam mais baratos.

Andy Chu, Diretor do buscador Bing, diz que 70% das buscas no mobile tem a intenção de completer uma tarefa. Quando as pessoas visitam um site em seu dispositivo mobile a intenção é mais clara, elas querem comprar algo, ir a algum lugar.

Se uma pessoa busca por um restaurante em seu smartphone a probabilidade que esta pessoa realmente queira visitá-lo naquele momento é muito grande, diz Chu. Ou seja, é melhor que seu website seja no mínimo legível num dispositivo mobile.

" A dois anos atrás, fazer design para web era fazer design para computadores, hoje é fazer design para qualquer coisa que tenha uma conexão a web”

A solução para isso é o chamado design responsivo, que se adapta a diferentes dispositivos. Se você quiser apenas resolver um problema pontual e preparer seu website para o mobile, você pode usar ferramentas como o Mobify, para criar uma versão móvel de seu website.

8. FAQ - Perguntas Frequentes

Não sei se você já reparou, mas as pessoas tem sempre muitas perguntas.

Quando você recebe perguntas e feedbacks de seus consumidores via redes sociais e email a melhor coisa a fazer é colocar todo este conteúdo em uma lista com respostas claras e criar uma sessnao em seu site para isso. Assim você otimiza o tempo do seu pessoal de redes sociais e marketing respondendo e encaminhando emails e perguntas por departamentos da empresa. Algumas questões você já pode prever dependendo do seu negócio – Informações sobre envio, histórico da empresa, políticas de retorno e cancelamento de pedidos.

9. Uma boa hospedagem

Não brinque com coisa séria. Sim o seu hosting precisa ser de qualidade e com assistência técnica 24/7, e sim, vai te custar um pouco mais. Mas essa quantia ainda é mais barata do que uma hospedagem ruim. 

Um site lento é frustrante, um que não carrega então. Acredite que um cliente que se depara com problemas técnicos em seu website nunca mais voltará a seus domínios e com certeza irá procurar um concorrente.

Mas, ainda mais grave que incomodar seus usuários é aumentar o "bounce rate” de seu site uma hospedagem ruim afeta e muito sua posição nas buscas, visto que uma das características que o Google avalia na hora de posicionar seu site é o tempo de carregamento.

Bem, neste quesito todos vocês que têm site aqui no Ucoz não precisam NUNCA se preocupar!

10. Algumas coisas que definitivamente você não precisa.

Nunca subestime o poder da simplicidade, não se preocupe em esquecer estas coisas:


Quais são os "must-haves" do seu website? Conte nos comentários!
5 comentários
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1 anonimo 09.10.2013, 08:09
ah eu quero montar um vlog ou um blog os dois bju gente
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2 Comentário de Suelem 24.10.2013, 09:57
adorei as dicas  smile
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3 a.junqueira 28.10.2013, 11:31
Esse artigo foi bom, hein!
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4 rebeca 10.11.2013, 00:43
achei ate meio legalzinho!
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5 Rominny 19.11.2013, 06:29
Compre esse site porque e muito bom
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