1. Um mapa lógico
Claro que um website deve ser agradável, mas não é mais importante que ele seja lógico e útil de verdade? Antes mesmo de você escolher um servidor ou criar a primeira linha de HTML é mais importante você colocar no papel como você gostaria que seu site funcionasse! Isto é importantíssimo tanto para a experiência de seus usuários quanto para o SEO, o Google considera a estrutura de um site e seu conteúdo quando faz o ranking da busca.
O site dedicado a copa do mundo 2014, Brasil 2014 – tem um mapa bem definido pensado nas necessidades dos usuários que desejam partcipar do evento e em que tipo de informação estas pessoas buscam.
2. As informações cruciais do negócio
O maior erro das pessoas é construir o website que elas querem, não o que elas precisam. Pense nos sites de restaurantes que você entrou ultimamente: eles têm música, um "about” gigante mas dificilmente você acha o menu, informações de contato ou como chegar lá.
Cada indústria tem suas informações necessárias se você é um varejistas grandes fotos e de boa qualidade, se você você é da indústria de serviços que depende muito da confianca do consumidor não dispense a chamada "prova social”, depoimentos de clientes que atestem a satisfação com seu produto são sempre bem vindos.
3. Informações de contato
Sim, tem gente que esquece deste detalhe tão importante, mas a questão não é apenas estar lá, mas sim da forma correta.
Pense na usabilidade do usuário, o email deve estar escrito, nunca incorporado numa imagem, o usuário deve conseguir clicá-lo, selecioná-lo e enviar um email rapidamente. O número de telephone, a mesma coisa, a maioria dos smartphones hoje tem a função "click to call”; facilite a vida de quem quer gastar dinheiro com você!
4. Uma navegação clara
Um mapa é inútil sem uma legenda, pois bem, um site é inútil sem uma navegação clara.
Pense também o que você quer que as pessoas façam dentro do seu website, seu trabalho é guiar seus usuários; deixe "calls to action” clicáveis que conversem diretamente com seus objetivos – "Clique para tornar-se um membro – Clique para receber uma cotação – Clique para se cadastrar."
Deixe seus objetivos claros e óbvios. O website sobre aplicativos mobile – Best Apps – abusa da simplicidade tanto no menu superior quanto no menu lateral que separa por categorias os aplicativos do site – Games Mobile, IOS, Android – facilita a vida do usuário e diminui o bounce rate.
5. Segurança
Se você vai vender qualquer coisa online, coloque um pouco de seus esforços em segurança. Garanta um certificado SSL a seus visitants. O SSL vai encriptar os dados entre você e seus clientes (números de cartão de credito, rg, cpf) e todos os outros dados que seus consumidores tenham medo de digitar online.
Alguns exemplos de provedores de certificados SSL: VeriSign, TrustE, Entrust, GeoTrust.
6. Integração com redes sociais
Twitter. Facebook. Tumblr. YouTube. Pinterest. Google+. LinkedIn. Instagram. Foursquare.
Além de tudo isso elas ajudam a dar uma alavancada no seu SEO e mantém o contato com seus clientes através de outros canais.
O site sobre esportes americanos Score deixa à mão no final de cada postagem os links das principais redes sociais para que o conteúdo seja compartilhado e tenha maior alcance.
7. Uma versão mobile
Smartphones e Tablets já estão levando uma enorme parte do tráfego da web e este número só tende a crescer em proporções assustadoras conforme os dispositivos ficam mais baratos.
Andy Chu, Diretor do buscador Bing, diz que 70% das buscas no mobile tem a intenção de completer uma tarefa. Quando as pessoas visitam um site em seu dispositivo mobile a intenção é mais clara, elas querem comprar algo, ir a algum lugar.
" A dois anos atrás, fazer design para web era fazer design para computadores, hoje é fazer design para qualquer coisa que tenha uma conexão a web”
A solução para isso é o chamado design responsivo, que se adapta a diferentes dispositivos. Se você quiser apenas resolver um problema pontual e preparer seu website para o mobile, você pode usar ferramentas como o Mobify, para criar uma versão móvel de seu website.
8. FAQ - Perguntas Frequentes
Não sei se você já reparou, mas as pessoas tem sempre muitas perguntas.
9. Uma boa hospedagem
Não brinque com coisa séria. Sim o seu hosting precisa ser de qualidade e com assistência técnica 24/7, e sim, vai te custar um pouco mais. Mas essa quantia ainda é mais barata do que uma hospedagem ruim.
Um site lento é frustrante, um que não carrega então. Acredite que um cliente que se depara com problemas técnicos em seu website nunca mais voltará a seus domínios e com certeza irá procurar um concorrente.
Mas, ainda mais grave que incomodar seus usuários é aumentar o "bounce rate” de seu site uma hospedagem ruim afeta e muito sua posição nas buscas, visto que uma das características que o Google avalia na hora de posicionar seu site é o tempo de carregamento.
10. Algumas coisas que definitivamente você não precisa.
Nunca subestime o poder da simplicidade, não se preocupe em esquecer estas coisas:
- Música
- Flash ( R.I.P)
- Qualquer coisa que tenha um "autoplay” e comece sozinha.
- Mídia e conteúdo de outros sites, só servem para deixar seu site mais lento.